quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

3° Encontro de Coordenadores Pedagógicos

 
Nesta Segunda-feira, dia 25/02/2013 ocorreu o 3° Encontro de Coordenadores Pedagógicos na E.M. Dr. Ulisses Silveira Guimarães. O material utilizado para nossas reflexões estão disponíveis a seguir:
 
 
Como ensinar a estas crianças que nasceram dentro desse mundo digital?
  Eu valorizo o texto; eles valorizam a ação, o ritmo frenético de múltiplas imagens e flashes. Eu tenho uma caneta a mão e escrevo idéias; eles filmam tudo e o postam no Facebook. Eu organizo o pensamento em frases e parágrafos; eles postam sensações, vídeos, compartilham tudo, não temem vírus nem perigos.
  Sabemos que precisamos mudar a forma de ensinar e de aprender, mas só conseguimos avançar até um certo ponto, até o ponto do encontro afetivo e de uma parte da linguagem que compartilhamos em comum. Há uma margem de incerteza e incomunicação com os pequenos. É muito difícil que nós, mais analógicos, consigamos uma comunicação profunda com as crianças digitais.
  Num olhar mais aprofundado, percebo que ambos nos necessitamos.       Minha experiência pode ajudá-los a enxergar além das aparências, a problematizar o que parece definitivo, a encontrar algum ordem no caos, a fazer sínteses diferentes. Por trás da agitação alucinada, há olhinhos interrogadores, inquietos, que buscam inúmeras respostas. Muitas – as principais – não as temos, mas podemos ajudá-los a pensar, a analisar, a perceber melhor, a desacelerar seu ritmo com toques de reflexão e paz.
   O entusiasmo e generosidade deles são fantásticos para desbravar territórios desconhecidos, para trazer material muito rico de pesquisa, de observação, que confrontado com nossa capacidade de análise pode produzir resultados surpreendentes.
  É importante ir até onde eles estão, conhecer o que lhes é importante, entender como navegam. Se conseguimos acompanhá-los nas formas de pesquisar, comunicar-se e divulgar-ser, poderemos partir de onde eles estão e ajudá-los a evoluir, a degustar outros sabores e ritmos, a descobrir outros mundos diferentes dos que eles valorizam. O acolhimento afetivo é o caminho para encontrar os melhores percursos para chegar às suas mentes e corações. A aproximação ao mundo deles nos ajudará a encontrar atividades, recursos e desafios que façam sentido para nossos alunos e também para nós.
  Nós tentamos mudar a escola, mas eles a redesenharão, quando forem adultos, a partir da riqueza de experiências de aprender juntos conectados. Somos uma geração ponte entre modelos industriais consolidados no passado e outros mais flexíveis que estamos construindo penosamente aos poucos até que eles, já nascidos neste novo mundo, concretizem suas experiências acumuladas de aprendizagem digital em processos organizacionais muito mais próximos da sua sensibilidade, com práticas mais coerentes e significativas, que façam sentido no mundo em que eles sempre viveram, tão diferente de como nós aprendemos.
José Manuel Moran


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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

2° Encontro de Coordenadores Pedagógicos

Planejamento em uma frase: "A escola vai além, constrói sonhos" Apresentação de slide da ATP Alessandra Gabriel, reunião de Coordenadores Pedagógicos 18/02/2013

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

1º Encontro de Coordenadores Pedagógicos_ 01/02/2013

 


                  Um professor pode propor uma tarefa; contudo, como os alunos constroem suas tarefas e suas experiências é que vão determinar seu potencial de aprendizagem.
                                                                                                                                                                 
                                                                                                                                                                          (Steffe)