quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa

Mensagens e frases de páscoa 300x300 Mensagens e frases de páscoa

A Páscoa existe para nos lembrar do momento inigualável chamado Ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.

Feliz Páscoa!




Instigando olhares sobre a realidade


Olá!
                Esta semana minha sugestão continua relacionada ás orientações presentes nos PCNs,pois, é explícita a necessidade do desenvolvimento de olhares sobre as diferenças sociais e culturais das nossas realidades.
                Você já conhece o espaço virtual da  CAMBITOLÂNDIA?

 
 O site foi criado por uma ONG chamada Justiça Social e Paz, bastante interessante! Este projeto é apoiado por grandes empresas como a Petrobras, Rede Globo, o Projeto Viva Rio entre outros, o intuito é propiciar aos internautas a aproximação do que se caracteriza como comunidade/favela, visando à extinção do pré-conceito. O personagem principal do site é o Cambito morador de uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Dentro deste espaço de comunidade em várias abas são disponibilizadas atividades, como:
Brinquedos: Ao clicar no banner para acesso a este conteúdo as crianças aprendem como fazer brinquedos simples com materiais recicláveis e como brincar.
Saúde: Neste espaço há informações sobre gripe, rinite, diabetes, piolho, etc...
Jogos: O tópico oferece jogos com diferentes objetivos, vale citar a eco casa que trata sobre as ações de economia em casa e preservação dos recursos.
Há ainda: tirinhas, vídeos e espaços para deixar recados, bem interativo.
Para os educadores dos 4° e 5° anos e da EJA  é uma referência para iniciar discussões sobre diferenças sociais, preconceito, a necessidade de uma educação de qualidade entre outros de forma a desenvolver o senso crítico através de atividades menos densas.
Vale a pena conferir!
Até a próxima semana
Kátia C A Souza
ATP de informática

terça-feira, 26 de março de 2013

Propostas de estimulação para berçário



Quatro meses 
1) Brincar no colo de serra,serra,serrador, a partir da posição semi sentada, frente a frente com a educadora.
2) A partir da posição lateral, favorecer o rolar, fazendo a criança seguir um objeto.
3) Favorecer o “ nadar a seco”, de barriga para baixo.
4) Sentar no bebê conforto, dar brinquedos para bater.
5) Segurar o chocalho com a mão, para balançar e produzir barulho.
6) Dar mordedor e brinquedos para que a criança possa levar até a boca.
7) Facilitar brincadeiras para usar os dedos das mãos e manipular os objetos.
8) Conversar com o bebê frente a frente, dar um tempo para ele retribuir esta conversa com sorriso.
9) Brincar de esconde , esconde.

Cinco meses
1) Sentar em volta de almofadas, dentro de uma bóia, manter as costas do bebê retas.
2) Segurá-lo pelas pelas axilas e colocar o bebê em pé.
3) Dar brinquedos para que a criança possa segurar com a mão.
4) Brincar com as mãos, com cubos e caixinhas.
5) Rolar usando a toalha como auxílio.
6) Dar mordedor.
7) Dar uma colher na mão para a criança segurá-la, enquanto é alimentada.
8) Estimular a bater palmas.
9) Cantar para o bebê e conversar muito com ele.

Seis meses
1) De bruços flexionar e esticar os cotovelos.
2) Com leve apoio colocar o bebê sentado.
3) Dar um brinquedo para que a criança passe de uma mão para outra.
4) Oferecer um brinquedo para a criança, se estiver segurando um, ela o soltará e pegará o outro brinquedo.
5) Esconder brinquedos embaixo de um pano para que a criança o procure.
6) Colocar uma fralda na cabeça ou se esconder para que a criança ache a mãe.
7) Colocar a criança frente ao espelho e fazer desaparecer.
8) Sentar e brincar de serra-serra.
9) Arrastando-se fazer com que a criança busque brinquedos.

Sete meses
1) Brincar de dentro e fora de uma caixa de papelão ( entrar e sair, sentar, jogar brinquedos dentro e fora, etc).
2) Fazer caretas para o bebê imitar.
3) Dar dois brinquedos para criança bater um no outro.
4) Segurar o bebê em pé, estimular o pula pula.
5) Dar biscoito, frutas para comer com a mão.

Oito meses
1) Colocar o bebê sentado, para brincar.
2) Colocar o bebê sentado de lado, de forma a facilitar passar para a posição sentado sozinho.
3) Colocar brinquedos a sua frente a fim de motivá-lo a alcançar os mesmos.
4) Brincar com caixas grandes de brinquedos.
5) Mostrar para o bebê um brinquedo grande, em seguida esconder atrás das costas, pedir para ele procurar.
6) Dar uma xícara de plástico e uma colher na mão da criança para brincar.
7) Dar argolas grandes para enfiar num cordão.
8) Beijar o bebê e dar o seu rosto para ele beijar.


Fonte: http://construireincluir.blogspot.com.br/2011/05/propostas-de-estimulacao-para-bercario.html

Documentário sobre Rudolf Laban Parte 2.flv

http://youtu.be/VBBaNT5zisE

5º Encontro Formativo de Professores Coordenadores


FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES (11/03/13)

5º ENCONTRO

  

                              “Eu creio no poder das palavras, na força das palavras, creio que fazemos coisas com as palavras e, também, que as palavras fazem coisas conosco.”

Jorge Larrosa Bondía


OBJETIVOS:
  • Ouvir e apreciar a leitura de texto literário;
  • Retomar apontamentos de sugestão de assuntos para pautas de formação;
  • Refletir acerca da experiência na vida e na educação;
  • Ler para rever conceitos que acompanham nossa prática pedagógica;
ENCAMINHAMENTOS:

1.    Leitura de texto literário “Palavras, Adriana falcão em “O DOIDO DA GARRAFA”.

2.    Apresentação dos assuntos solicitados para discussão em pautas formativas e breves considerações.


04/03/2013
Assuntos a serem abordados pela Oficina pedagógica:
·         Ler e escrever;
·         EMAI;
·         Alfabetização
·         Dificuldades de aprendizagem;
·         Base alfabética;
·         Alfabetização Matemática;
·         Retomada do planejamento;
·         Atividades e recursos de acessibilidade (como trabalhar com a diversidade);
·         Jogos matemáticos e de Língua Portuguesa, com diferentes conteúdos;
·         Prazo de entrega do plano de ensino;
·         Projetos que serão desenvolvidos pela rede;
·         Grade curricular do 1º ano (EF);
·         Rotina do 1° ano;

3.       Acionamento de conhecimentos prévios:

Pra você, o que é experiência?

Brevemente, escreva uma resposta à questão acima, em folha à parte, e entregue às formadoras para completar o cartaz apresentado.
Breve socialização das respostas.

4.       Bate-papo sobre EXPERIÊNCIA:
 
Cada PC, deve examinar sua cadeira, embaixo do assento, em busca de um cartão colorido.
As pessoas que estiverem em assento contemplado com o cartão, deverão lê-lo e expor brevemente alguma situação que se remeta ao escrito, contando determinada experiência pessoal.

5.       Exibição de vídeo. Assistir e estabelecer relação durante a atividade seguinte.

6.       Leitura compartilhada: NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA E O SABER DA EXPERIÊNCIA, Jorge Larrosa Bondía.

7.       Apreciação de trecho do vídeo: Documentário sobre Rudolf Laban, parte 2.

 

Oficina Pedagógica
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PALAVRAS

Adriana Falcão

As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição.
Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas e pra brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro.
É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado pra dizer o que quer dar sentimento às coisas, fazer sentido.
Nada é mais fúnebre que a palavra fúnebre.
Nada é mais amarelo do que o amarelo-palavra.
Nada é mais concreto do que as letras c.o.n.c.r.e.t.o, dispostas nessa ordem e ditas dessa forma, assim, concreto, e já se disse tudo, pois as palavras agem, sentem e falam por elas próprias.
A palavra nuvem, chove.
A palavra triste, chora.
A palavra sono, dorme.
A palavra tempo, passa.
A palavra fogo, queima.
A palavra faca, corta.
A palavra carro, corre.
A palavra palavra, diz o que quer. E nunca desdiz depois.
As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e ponto.
As palavras são sinceras, as segundas intenções são sempre das pessoas.
A palavra juro não mente.
A palavra mando não rouba.
A palavra cor não destoa.
A palavra sou não vira casaca.
A palavra liberdade não se prende.
A palavra amor não se acaba.
A palavra idéia não muda. Palavras nunca mudam de idéia.
Palavras sempre sabem o que querem.
Quero não será desisto.
Sim nunca jamais será não.
Árvore não será madeira.
Lagarta não será borboleta.
Felicidade não será traição.
Tesão nunca será amizade.
Sexta-feira não vira Sábado nem depois da meia-noite.
Noite nunca vai ser manhã.
Um não serão dois em tempo algum.
Dois não serão solidão.
Dor não será constantemente.
Semente nunca será flor.
As palavras também tem raízes, mas não se parecem com plantas, a não ser algumas delas: verde, caule, folha, gota.
As células das palavras são as letras. Algumas são mais importantes que outras.
As consoantes são um tanto insolentes. Roubam as vogais pra construírem sílabas e obrigam a língua a dançar dentro da boca. A boca abre ou fecha quando a vogal manda.
As palavras fechadas nem sempre são mais tímidas. A palavra sem-vergonha está aí de prova.
Prova é uma palavra difícil.
Porta é uma palavra que fecha.
Janela é uma palavra que abre.
Entreaberto é uma palavra que vaza.
Vigésimo é uma palavra bem alta.
Carinho é uma palavra que falta.
Miséria é uma palavra que sobra.
A palavra óculos é séria.
Cambalhota é uma palavra engraçada.
A palavra lágrima é triste.
A palavra catástrofe é trágica.
A palavra súbito é rápida.
Demoradamente é uma palavra lenta.
Espelho é uma palavra prata.
Ótimo é uma palavra ótima.
Queijo é uma palavra rato.
Rato é uma palavra rua.
Existem palavras frias como mármore.
Existem palavras quentes como sangue.
Existem palavras mangue, caranguejo.
Existem palavras lusas, Alentejo.
Existem palavras itálicas, ciao.
Existem palavras grandes, anticonstitucional.
Existem palavras pequenas: microscópio, minúsculo, molécula, partícula, quinhão, grão, covardia.
Existem palavras dia: feijoada, praia, boné, guarda-sol.
Existem palavras bonitas: madrugada.
Existem palavras complicadas: enigma, trigonometria, adolescente, casal.
Existem palavras mágicas: shazam, abracadabra,pirlimpimpim, sim e não.
Existem palavras que dispensam imagens: nunca, vazio, nada, escuridão.
Existem palavras sozinhas: eu, um, apenas, sertão.
Existem palavras plurais: mais, muito, coletivo, milhão.
Existem palavras que são palavrão.
Existem palavras pesadas: chumbo, elefante, tonelada.
Existem palavras doces: goiabada, marshmallow, quindim, bombom.
Existem palavras que andam: automóvel.
Existem palavras imóveis: montanha.
Existem palavras cariocas: Corcovado.
Existem palavras completas: elas todas.
Toda a palavra tem a cara do seu significado. A palavra pela palavra, tirando o seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra não diz nada, é só letra e som.

 
Ana Paula A. P. Ferreira

6º Encontro Formativo de Professores Coordenadores


 FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES (18/03/13)

6º ENCONTRO


                              "Leio porque os livros cheiram, quase todos, muito bem, como o doce às moscas, nos atrai a fragrância da cola e papel."

 Luís Landero (1948)

 

OBJETIVOS:

·         Ouvir e apreciar e comparar a leitura de texto literário;
·         Apresentar a organização das salas de aulas;
·         Planejar orientação e intervenção produtiva na construção do ambiente alfabetizador;
·         Retomar importantes considerações no texto apresentado.
·         Reformular conceitos estudados de formação pessoal.
 
ENCAMINHAMENTOS:

1.    Leitura de texto literário “Por que o mar tanto chora”, narrado por Neil Philip em VOLTA AO MUNDO EM 52 HISTÓRIAS.
Durante a leitura procurar identificar elementos de outra história conhecida.

2.    Apresentação dos ambientes proporcionados pelos professores.
Retomando o trabalho pessoal solicitado para esta data, cada coordenador apresenta as fotos que coletou das salas de aulas de sua escola e fala sobre as mesmas.

3.       Discussão em grupos:
A.      O que faz que um ambiente seja alfabetizador?
B.      Como podemos propor um ambiente alfabetizador para classes de educação infantil?
C.      Como podemos propor um ambiente alfabetizador para classes de ensino jovens e adultos?
D.      Como pensar um ambiente alfabetizador que também contemple as demais áreas do conhecimento?
Socialização das respostas discutidas.

4.       Retomada do texto: Situações Habituais de Escrita na Alfabetização Inicial, de Mirta Castedo. (PPt).

5.       Trabalho pessoal:
Estudar o Guia de Orientações e Planejamento - Ler e Escrever, 5º ano – e destacar as propostas que objetivam a produção de textos pelos alunos. Trazer as anotações para o encontro do dia 25 de março junto com o Guia.
 
Oficina Pedagógica
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