quarta-feira, 26 de junho de 2013

Jogos Pedagógicos para Festa Junina

Jogo para embocar com caixa de ovo
Vamos precisar de uma caixa de ovos,rolhas, cartolina e EVA. Este jogo é ideal para trabalhar nas barracas no dia da festa. A caixa de ovos vai ser a fogueira, pinte-a com laranja e amarelo. 

Como que brinca? 
Pra brincar as crianças terão que lançar rolhas para alimentar o fogo, tentando embocar as cavidades da caixa de ovo. Ao final realiza-se a contagem dos pontos. Pode-se acrescentar plaquinhas com os pontos. 

DICA:Pra ilustrar esta atividade, você pode acrescentar a fogueira com rolos de papel higiênico que postamos aqui.


Jogo 'Preparar e saltar'
Pra realizar esta brincadeira vamos precisar de 'cordas' feitas com reciclagem. Aqui temos duas sugestões, cordão de joaninhas feitas com rolinho de papel higiênico pintado e olhos de bolinha de isopor e cobrinha feita com embalagens plásticas de xampu ou potinhos de danone pintados. Ambas as ideias são unidas por um cordão resistente.


Como que brinca?
Uma dupla de crianças segura as cordas em suas extremidades, fazendo-as movimentar-se vivamente sobre o solo, girando-as, elevando-as, para que as outras crianças da sala passem sobre elas sem pisar ou tocar. Ganhar quem conseguir realizar a tarefa.

Read more:http://www.pragentemiuda.org/2013/06/jogos-pedagogicos-para-festas-juninas.html#ixzz2X8qg4000

terça-feira, 25 de junho de 2013

Brincadeira de Roda

É importante que as crianças tenham contato com as Brincadeiras de roda, para isso é necessário perguntar  o que são músicas e brincadeiras de roda, ouvir as diversas respostas, cantar e brincar, como por exemplo: Ciranda cirandinha, Caranguejo peixe é, Batata quente, Adoletá, Corre cotia, etc.
Segue aqui uma versão do "Quintal da Cultura" para uma brincadeira de roda. Muito legal!!!



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como trabalhar Ciências na Educação Infantil?

Veja o que diz o professor emérito da faculdade de medicina de Ribeirão Preto Sergio Ferreira, para a revista Patio. 
"Na cozinha, como em um laboratório, as perguntas são feitas com o corpo inteiro, envolvendo olfato, paladar, audição e visão. Essa atmosfera de brincadeira deve provocar curiosidade corporal na criança. Ao fazer uma pipoca, uma gelatina, uma limonada, etc., seu paladar esta perguntando: é salgado ou doce? Seu tato: está quente ou frio? Sua audição: por que ferve, por que a pipoca pula e faz barulho? Todas as perguntas podem ser respondidas imediatamente ou podem ser tratadas carinhosamente. “É preciso construir a resposta junto com as crianças, não respondê-la imediatamente”. Essa é a arte de se manter perguntador.
Pesquisar, perguntar dá muito trabalho, porque ensina a pensar."  
Através de Atividades investigativas desenvolvemos no aluno a vontade de aprender, trabalhar com receitas e materiais simples desperta o interesse para construir novos conhecimentos.




Fonte: revista Patio Outubro/Dezembro 2012, nº33.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Saiba o que ler para os pequenos do berçário e do maternal, que tom de voz usar e outras dicas.



"Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar."
                                                                                       (Robson A. Santos)  
Os bebês adoram  ouvir histórias e prestam muita atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina  nas creches. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário e maternal. A seguir, algumas dicas essenciais.

Ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem, tais como:
* usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz;
*não fazer movimentos bruscos com o corpo;
* utilizar canções suaves, como os acalantos;
*se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.);
*evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos;
* associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir;
* ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual;
* toque a criança com carinho e cuidado.

Parlendas e contos mínimos
Bambalalão
Senhor capitão
Espada na cinta
Ginete na mão

Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.

Algumas sugestões para declamar para as crianças, com dicas de como brincar.

Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.
Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Dica!

Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).

Fonte: Guia Prático de Educação Infantil


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Projeto PETECA


Olá!

  Esta semana quero compartilhar com vocês as ações realizadas pelas unidades escolares que se referem ao Projeto PETECA.
  Este projeto é uma parceria entre a Secretária da Educação e o Ministério Público do Trabalho  que consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção do adolescente trabalhador.
  O trabalho consiste em encontros de formação, material específico para o trabalho com alunos e professores e ações junto á comunidade escolar.
  O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Internacional do Trabalho em 2002. No dia 12 de junho diferentes entidades tentam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo. E nossas escolas também fizeram parte deste movimento.
 Parabéns a todos os gestores, educadores, alunos e pais que participaram conosco desta primeira ação que será estendida ao longo do ano pelas escolas!!!

 
 
 
 
 
Até as próximas ações!
 
Katia C A Souza
ATP de Informática

Reaproveitamento de Materiais

Uma dica sustentável para sua festa... As lanternas são ideias tradicionais nas festas juninas... Aqui vamos ensinar como fazer lanterninhas recicladas com rolinhos de papel higiênico ou papel toalha.



Pra fazer é fácil: corte o rolinho na vertical, dobre na horizontal. Depois, pinte de amarelo por dentro pra dar o efeito fluorescente. Pinte da cor que preferir no exterior. Faça os cortes no sentido vertical, cole, coloque uma alça e já está pronto pra pendurar!



 Dica: o rolinho foi encapado com tecido estampado. Pra ficar ainda mais no clima junino, aposte na chita pra encapar suas lanternas!


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Indicação de Leitura

Livro - O Ciclo Da Água

Plim é uma gotinha de água e juntamente com suas irmãs Plic, Ploc e Splim caíram do céu e passaram por mil aventuras: da terra foram sugadas para uma árvore e foram subindo até chegar nas folhas... e o ciclo da água se processa de uma maneira tão gostosa que as crianças vão ler e reler. A coleção "Viva a Natureza" explica os fundamentos científicos da ecologia com clareza e simplicidade adequadas para a compreensão das crianças.

Editora FTD
Autora:  Neide Matos

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Indicação de Leitura



Livro - Ciência, Arte e Jogo: Projetos e Atividades Lúdicas na Educação Infantil

Na visão da autora, educadora e consultora em educação Adriana Klisys, o brincar é o respiro para a invenção. É brincando que a criança descobre seu espaço de autoria, autonomia e construção do conhecimento. Neste livro, originado de um diálogo de vinte anos com crianças e educadores, projetos e atividades pedagógicas para a educação infantil apresentam-se num mosaico lúdico e inspirador em que o brincar é o eixo que integra conhecimento, ciência, arte e jogo.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um dia no Museu

Crianças de Educação Infantil são muito curiosas e nessa faixa etária, leva-las ao Museu estimula a curiosidade e a descoberta de novos conhecimentos. Segue alguns Museus onde você professor pode levar sua turma.

CATAVENTO - SÃO PAULO.


Palácio das indústrias (antiga sede da prefeitura), Parque Dom Pedro II, Centro.
Horário: Quarta-feira horas 09h–17h
Telefone (11) 3315-0051.
site: www.cataventocultural.org.br







ESTAÇÃO CIÊNCIA - SÃO PAULO.

End.: Guaicurus, 1394 - Lapa
Horários: Terça a sexta, das 08h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 09h às 18h
Tel.: (11) 3871-6750
Preço: R$ 4,00
Site: www.eciencia.usp.br


INSTITUTO BUTANTAN (Museu biológico e museu de microbiologia) - SÃO PAULO


Endereço: Av. Vital Brasil, 1500, Butantã - São Paulo, 05503-900
Telefone: (11) 3726-7222
Site: www.butantan.gov.br






MUSEU DO IPIRANGA


Horário: Quarta-feira, das 09h às 17h
Endereço: Parque da Independência, s/nº, Ipiranga - São Paulo, 04263-000
Telefone: (11) 2065-8000

segunda-feira, 3 de junho de 2013


Por que a água não congela no fundo dos oceanos?

Descubra que a alta pressão é o principal motivo que impede esse fenômeno!

Nos desenhos animados a cena é muito comum: o urso polar abre um buraco no gelo e mergulha na água em busca de peixe. Mergulha?!? Quer dizer, então, que a água dos oceanos só congela na superfície? A resposta é sim e a pergunta boa é: por que isso acontece?

Primeiro você precisa saber que a densidade da água diminui quando ela passa para o estado sólido. Pode parecer complicado, mas a ideia é simples: basta verificar que o gelo (que é água sólida) flutua sobre a água líquida. Depois, é importante notar que é mais difícil a água salgada congelar -- para comprovar, jogue sal no gelo e veja que ele derrete. Por último, guarde a seguinte a informação: quanto mais fundo, maior a pressão e menor a possibilidade de a água congelar. Mais adiante veremos que é esse o principal motivo pelo qual a água dos oceanos não vira gelo.

Antes, porém, vejamos por que ela congela na superfície: quando a temperatura é tão baixa, a ponto de fazer a água salgada congelar, forma-se uma camada de gelo na superfície do mar (porque o gelo flutua). Essa camada isola a água do ar frio que está por cima. Por isso, já é difícil o fundo ficar tão frio a ponto de fazer a água salgada congelar. É daí que vem a ideia da pesca do urso polar!

Ainda assim, nos pólos da Terra faz frio o ano todo, e mesmo com o gelo da superfície isolando, a água por baixo consegue ficar abaixo da temperatura que ela deveria congelar. Hora de lembrar que quanto mais fundo se vai, maior é a pressão. Percebemos isso mergulhando: à medida que vamos mais ao fundo, sentimos doer os ouvidos. Essa sensação é provocada pela alta pressão no fundo da água. E é aí que entra a outra propriedade curiosa da água: quando aumenta a pressão, ela derrete! É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

Esse fato foi até usado pelos Estados Unidos e Rússia como preparação para uma possível guerra entre os dois países. Os submarinos poderiam ficar escondidos debaixo do gelo sem serem vistos durante meses.

Fonte: Ciência Hoje das Crianças, nº 129, Outubro/2001.
Martin Makler, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Pg. 28