quinta-feira, 4 de julho de 2013

Indicação de Leitura


Livro "A evolução psicológica da criança"
Autor Henri Wallon

Editora Martins Fontes
Ano 2007
"Para a criança só é possível viver a sua infância. Conhecê-la compete ao adulto. Contudo, o que irá predominar nesse conhecimento, o ponto de vista do adulto ou o da criança?" (WALLON, 2007, p.9). Com essas palavras, Henri Wallon abre o seu estudo acerca da evolução psicológica da criança, convidando o leitor a uma reflexão sobre o quanto o adulto coloca de si e se põe como referência no estudo da infância. Isso pode levar ao risco de olhar a criança sob um ponto de vista predominantemente adultocêntrico.

Primeira parte - A Infância e seu estudo
1. A criança e o adulto 
2. Como estudar a criança?
3. Os fatores do desenvolvimento psíquico

Segunda parte - As atividades da criança e  sua evolução mental
4. O ato e o efeito
5. O brincar
6. As disciplinas mentais
7. As alternâncias funcionais 

Terceira parte - Os níveis funcionais

8. Os domínios funcionais: estágios e tipos
9. A afetividade
10. O ato motor
11. O conhecimento

12. A pessoa 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

II Maratona de Matemática de Francisco Morato -24/06

A matemática vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza, mas uma beleza fria e austera, como a da escultura.
 Bertrand Russell 
 Oficina Pedagógica
http://oficinapedagogicamorato.blogspot.com.br/
11 4488 7979

 Objetivos do Encontro:

  • Socializar e montar estratégias para as atividades desenvolvidas na sala; 
  • Organizar o cronograma da II Maratona de Matemática; 
  • Assistir e refletir sobre o Vídeo: Matemática para vida;
  • Sugerir uma sequência de Geometria Plana e Espacial; 
 Conteúdos:
• Geometria Plana e Espacial.

1ª Atividade: Leitura realizada pela formadora.
 a. Leitura e apreciação da leitura.
 b. Indicação literária e cultural 

2ª Atividade: 
Socializar e montar estratégias para as atividades desenvolvidas na sala; 
Questões: 
  •  Qual é a sua avaliação, quanto à aprendizagem dos alunos? 
  • O que você pretende fazer para o desenvolvimento do pensamento matemático em nossos alunos?
3ª Atividade: Cronograma da II Maratona de Matemática - 2013. 
Datas previstas: 
  • 15/08/2013: fechamento com os grupos em sala (equipe vencedora de cada sala); 
  • 30/08/2013: fechamento com os grupos na escola (equipe vencedora de cada escola); 
  • 17/09/2013: fechamento com grupos do setores (equipe vencedora de cada setor); 
  • Final e encerramento no dia 28 /09/2013: EM Dr. Francisco Morato 

 4ª Atividade: 
Cronograma para fase de setores
 


5ª Atividade: 
Vídeo: Matemática pra vida Salto para o futuro TV escola Secretaria de Educação a Distância
                       • Analisar e refletir a situação gravada em vídeo 
6ª Atividade: Conversando sobre geometria 
                       • Geometria plana e espacial: 
                       • Começando pelo Tangran; 
                       • Pesquisar para completar o contexto; 
  •  Ler e escrever;
  •  Livro didático; 
  • Jornada da Matemática ( Atividades da Maratona de Matemática)
  •  EMAI; 
  • E outros. 
7ª Atividade: Trabalho Pessoal 

 a. Tarefa: Montar um portfólio com registro as atividades e por registro escrito dos alunos (pode ser um registro por atividade) e/ou fotografia
 b. E outras a combinar. 
 Formadora: Elizabete de Oliveira 
ATP de Matemática

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Indicação de Leitura


Lenga la Lengade Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, Viviane Beineke
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 48
Editor: Foco Musical

Lenga la lenga apresenta canções da cultura popular brasileira, através de arranjos originais que reinventam brincadeiras utilizando jogos de mãos, jogos de copos e flauta doce. O livro e o CD trazem uma ideia de brinquedo musical para cada canção, favorecendo múltiplas formas de participação no fazer musical.

Para cada música do CD Lenga la Lenga, pensamos uma forma da criança poder, além de cantar, participar do arranjo e brincar coletivamente, interagindo com a música de diversas formas: tocando em grupo, criando e recriando arranjos, ouvindo e analisando. Procuramos utilizar materiais simples e acessíveis, favorecendo a expressão criativa e prazerosa da criança no fazer musical coletivo.

Para conhecer algumas brincadeiras e músicas clique no Link abaixo:
http://www.lengalalenga.com.br/