"Ao ouvir as
palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também
desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar."
(Robson A. Santos)
Os bebês adoram ouvir
histórias e prestam muita atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo
contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento
da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor.
Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina nas creches. Mas o que ler para os bebês? E em
quais momentos? Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça do
educador de berçário e maternal. A seguir, algumas dicas essenciais.
Ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem, tais como:
* usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz;
*não fazer movimentos bruscos com o corpo;
* utilizar canções suaves, como os acalantos;
*se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.);
*evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos;
* associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir;
* ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual;
* toque a criança com carinho e cuidado.
Parlendas e contos mínimos
Bambalalão
Senhor
capitão
Espada
na cinta
Ginete
na mão
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.
Algumas sugestões para declamar para as crianças, com dicas de como brincar.
Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.
Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Dica!
Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).
Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).
Fonte: Guia Prático de Educação Infantil
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