quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Folclore


Folclore, ou saber popular, significa um conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. Conhecendo o folclore de um local é possível compreender o povo e parte de sua história. Entre as características dessa manifestação cultural estão a transmissão oral dos conhecimentos através de gerações, a aceitação por parte das comunidades, envolvimento de classes populares e o caráter não-oficial das manifestações culturais.

São gestos, símbolos, receitas de comidas, motivos dos bordados e até mesmo maneiras de chamar e dar comandos aos animais. Todas essas manifestações são muito próprias de cada cultura e são diferentes em cada região do Brasil.

 O folclore nacional engloba inúmeras manifestações culturais, inclusive o carnaval.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular possui acervo digital onde é possível acessar os tipos mais variados de arte e artesanato brasileiros, como as artes e festa do Divino, em Pirenópolis (GO) Goiás; o trabalho com capim dourado no Jalapão (TO); as rendas da Ilha do Ferro (AL); peças de madeira entalhada do Aracaju (SE); as bonecas de cerâmica ritxôkô do povo Karajá, de Manaus (AM); renda de birô de Florianópolis (SC); os brinquedos artesanais de Recife (PE); as garrafas com desenhos de areia de Aracati (CE); as tramas de palha chamada de traiado da região sul da Bahia, entre outros.

O folclore também inclui a tradição da palavra “cantada ou falada”, daí entram os mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também engloba festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções (inclusive as baladas e canções de ninar).

Entre os personagens mais conhecidos das histórias populares do Brasil estão o Boitatá, o Boto Rosa, Curupira, Iara, Mula-sem-cabeça, Saci-Pererê. O Bumba-meu-boi, presente nas festas juninas, surgiu no início do século XVIII, com origem nos engenhos e fazendas de gado do Nordeste brasileiro. É chamado tanto de boi-bumbá, como de boi-calemba, boi-de-reis, boi-pintadinho. No festival folclórico da cidade de Parintins (a cerca de 300 km de Manaus) no Amazonas, o bumba-meu-boi reúne milhares de pessoas que assistem e participam da disputa dos dois bois representados pelo vermelho, o "Garantido", e o azul, o "Caprichoso".

No Brasil, o Carnaval é uma das principais festas e tem características e celebrações diferentes em cada região do país, com desfiles de escolas de samba, como no Rio de Janeiro e São Paulo, e blocos de marchinhas que arrastam multidões pelas ruas, em Pernambuco. Já nas festas juninas, as maiores atrações são as fogueiras, músicas, danças e comidas típicas, encontradas nos grandes destinos turísticos brasileiros, como Caruaru, Campina Grande e Parintins.

Fontes:
Ministério da Cultura
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário