segunda-feira, 22 de abril de 2013

Nomes Próprios



Partindo da ideia de que toda aprendizagem deve ter significado para a criança, o trabalho na Educação Infantil deve explorar o nome da criança, que é uma marca de identidade. O nome é muito mais que uma palavra, pois ele faz parte de uma história com experiências únicas.

"O nome próprio de uma criança é o seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita."(Revista do Professor, 1998).
Objetivo deste trabalho é possibilitar que a criança se reconheça como sujeito e estabeleça relações entre a escrita do seu nome e o mundo de códigos linguísticos no qual esta inserida.
A música é um recurso a ser explorado na instituição infantil de maneira lúdica e prazerosa. A sua função pedagógica é defendida por vários educadores. Para Weigel (In: ROSA, 1999), "(...) ao se envolverem em atividades musicais, as crianças melhoram a sua acuidade auditiva, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio, descobrem sua relação com o meio em que vivem, desenvolvem a expressão corporal e a linguagem oral".  



ALÔ, MUITO PRAZER!


Alô, muito prazer
Meu nome vou bater:

JU - LI - A - NA (para cada sílaba do nome, bate-se uma palma)

Aprenda a me chamar
Meu nome vou contar:

JULIANA

(Tradição popular)

Sugere-se que o trabalho com nome inclua a exploração da música "Alô, Muito Prazer!", porque, além de promover o conhecimento do nome e da socialização entre os alunos, permite ao professor explorar brincando: rimas, sílabas, ritmo, melodia e movimento.
A melodia dessa música pode ser criada pelo grupo, ou escolhida entre outras já conhecidas. 

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