segunda-feira, 29 de abril de 2013



Brincar com o bebê estimulando os seus sentidos



À medida que o bebê vai crescendo, a brincadeira também o vai acompanhando. O brincar ajuda o bebê a ser estimulado, sendo uma forma de aprender sobre o que o rodeia. E, acima de tudo, estimula os seus sentidos.

Visão
Quando um bebê nasce, ele não consegue ver muito, normalmente não vê nada que esteja a mais de 30 cm dos seus olhos. À medida que vai crescendo, também a sua visão se vai desenvolvendo, começando a ver cada vez mais longe, e tendo uma focagem visual maior. Para que o  bebê fortaleça mais rapidamente o sentido de visão, a brincadeira pode ajudar muito, nomeadamente brincadeiras que a estimulem.
Para ajudar o bebê a desenvolver o seu sentido de visão, opte por usar um móbile com cores altamente contrastantes, como preto e branco em padrões contrastantes. Embora o rosa e as cores pastéis possam ser bonitas, para este fim não são as ideais. À medida que o bebê vai crescendo, vá adicionando cores como o vermelho, verde, azul e amarelo.
Apenas por volta dos 3 meses de idade, é que o bebê começa a ter a capacidade de focagem em grande desenvolvimento. No entanto, não são necessários livros ou brincadeiras especiais, o ideal é falar em frente ao rosto do bebê, e o seu sentido de visão irá desenvolver-se de forma normal. Afinal este trabalho é fácil!

Audição
Quando o bebê nasce, o seu sentido de audição está no pico, sendo este o sentido mais desenvolvido que tem nessa altura. Ele reconhecerá a voz da mãe quase instantaneamente, e rapidamente reconhecerá a voz do pai e de quem o rodeia. Nos primeiros meses de vida, o som será a forma mais apurada de reconhecer o mundo que o rodeia.
Para ajudar a estimular a audição através do som, introduza-o ao mundo da música. Use brinquedos musicais, dance com ele nos seus braços, cante para ele, coloque músicas com sons diferentes como água, risos, sons de animais, conversas, música clássica, música infantil e outras.
Mostre-lhe fotografias de animais, enquanto o som do animal está a ser tocado. Leia-lhe livros, ensine-lhe músicas simples para que ele mais tarde ou mais cedo as possa cantar consigo.

Paladar e Olfato
Quem convive com um bebê, sabe que a tendência para ele colocar tudo na boca é grande. Ainda que seja algo que pode ser um pouco assustador, a verdade é que um bebê aprende sobre os objetos desta forma, saboreando-os e sentindo-os com a boca. Por isso, em vez de somente ensinar o bebê a não colocar objetos na boca, dê-lhe objetos adequados para ele mastigar.
Uma forma de estimular o bebê é na altura em que ele tiver idade suficiente para ingerir alimentos sólidos: dando-lhe diferentes tipos de alimentos para ele experimentar. Porém, o bebê deve ser introduzido aos sólidos apenas depois dos 6 meses de idade. Sentar-se sem suporte, fazer movimentos de mastigação. Introduza novos alimentos na vida do bebê aos poucos, Assim sendo, o bebê irá não só saborear novas texturas e sabores, mas também os novos aromas dos alimentos. Dito isto, irá sempre chegar o momento em que ele vai provar uma rodela de limão, não se esqueça de ter a câmara fotográfica pronta!

Tato
O tato é uma grande fonte de estímulo para o bebê.
Dê ao bebê brinquedos com diferentes texturas e materiais, para estimular o seu sentido de tato. Coloque, por exemplo, diferentes tecidos nas mãos dele para sentir, descrevendo-lhe a sensação do toque de cada um.
Neste caso, é muito importante não estimular em demasia o bebê, dê-lhe apenas 1 ou 2 brinquedos de cada vez.
É bom lembrar que o toque é fundamental para o desenvolvimento do bebê.

Adaptação e pesquisa Andréa Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário