terça-feira, 26 de março de 2013

AS FRANGAS e A VIDA ÍNTIMA DE LAURA





Caio Fernando Abreu


É... está meio complicado falar do grande Caio. Isto porque li muito pouco de sua produção. Basicamente, conheço apenas “AS FRANGAS”.

Mas houve uma coincidência não proposital. Se no post anterior falei de Clarice, imaginem que AS FRANGAS faz referência explícita a esta mesma autora. Clarice Lispector. Sério!

Caio retoma em AS FRANGAS uma das publicações infantis de Clarice, “A vida íntima de Laura”. E até mesmo justifica a existência deste seu livro em razão da obra de Clarice.

Por isso, é muito interessante ler antes de AS FRANGAS, A VIDA ÍNTIMA DE LAURA. Deste modo, é possível entender as referências à Clarice e a seu livro.

Pelo que minhas poucas pesquisas indicaram, Caio Fernando Abreu publicou diversas obras, porém, destinada ao público infanto juvenil parece que somente AS FRANGAS.

Em  A VIDA ÍNTIMA DE LAURA Clarice encerra a história de Laura deste modo:

“Acabou-se aqui a história de Laura e de suas aventuras. Afinal de contas, Laura tem uma vidinha muito gostosa.
Se você conhece alguma história de galinha, quero saber. Ou invente uma bem boazinha e me conte.
Laura é bem vivinha.”

E Caio Fernando Abreu leva a sério esta solicitação de Clarice, tanto que a epígrafe inicial do livro é um trecho dela:

Vai sempre existir uma galinha como Laura e sempre vai haver uma criança como você. Não é ótimo? Assim a gente não se sente só.”

(A VIDA ÍNTIMA DE LAURA) 

E continua retomando Clarice:

ACHO que a melhor história sobre galinhas que eu conheço chama-se A vida íntima de Laura. Laura era uma galinha, claro. Lendo esse livro você vai descobrir que As galinhas também têm uma vida íntima. Quem contou a história de Laura foi uma grande escritora, a Clarice Lispector. Ela entendia muito de galinhas. De gente também. Bem no finzinho lá do livro dela, a Clarice diz assim: “Se você conhece alguma história de galinha, quero saber. Ou invente uma bem boazinha e me conte”.

Foi por isso que resolvi escrever esta história. Eu gostava muito da Clarice e queria agradar um pouco a ela. Ela já morreu, mas sempre acho que a gente pode continuar querendo agradar a quem já morreu. Gosto de pensar que quem já morreu fica num lugar quentinho, que a gente não vê, cuidando de quem ainda não morreu. E se você quiser agradar a essa pessoa, é só fazer coisas que ela gostava. Aí ela fica ainda mais quentinha e cuida ainda melhor da gente. Pois como eu sei umas histórias de galinhas bem engraçadas, vou tentar contar elas pra Clarice e pra vocês, certo?

 

 

E Caio começa a história de suas galinhas. Todas bonitinhas, com histórias diferentes e com nomes próprios: Ulla, Gabi, Juçara, Otília, Blondie, Maria Rosa, Maria Rita e Maria Ruth Só que estas galinhas são diferentes da Laura da Clarice. Embora, em alguns momentos, chegam a ter semelhanças.

Caio também, assim como Clarice em A MULHER QUE MATOU OS PEIXES, busca na construção de seu texto enredar seus leitores, sempre os chamando para participarem da ‘conversa’. É o que podemos constatar, por exemplo, no fragmento:

                “Me diga você: que rei você conhece que gosta de roer osso ou perna de cadeira?”

Quinze anos separam A VIDA ÍNTIMA DE LAURA de AS FRANGAS. Em vida, Clarice nem sonhou que AS FRANGAS pudesse um dia nascer. Entretanto, Caio consegue torná-las obras ‘irmãs’, tanto pela intertextualidade, quanto pela interdiscursividade, pela polifonia, pelo dialogismo. AS FRANGAS é uma resposta direta a A VIDA ÍNTIMA DE LAURA.

O resultado você só poderá saber depois que ler.

Vamos nessa, então?

Antes disso, retomando aquela questão que apontei no post anterior sobre as inúmeras publicações nas redes sociais assinadas com o nome de Clarice ou do Caio e outros tantos, para não corrermos o risco de perpetuarmos estes equívocos, o melhor mesmo é começarmos a ler mais obras destes autores.

Para isso, na próxima, indicarei algumas obras destes dois grandes autores, algumas que já li e outras que pretendo ler. Quem sabe assim consigamos identificar se os posts foram realmente palavras deles ou não, ou se há possibilidade de ser.

Segue o link para baixar AS FRANGAS:

 

Até a próxima

 

Ana Paula Alves Pereira Ferreira

Oficina Pedagógica, Francisco Morato, SP.

 

paullaferr@gmail.com

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário