quinta-feira, 28 de março de 2013

Instigando olhares sobre a realidade


Olá!
                Esta semana minha sugestão continua relacionada ás orientações presentes nos PCNs,pois, é explícita a necessidade do desenvolvimento de olhares sobre as diferenças sociais e culturais das nossas realidades.
                Você já conhece o espaço virtual da  CAMBITOLÂNDIA?

 
 O site foi criado por uma ONG chamada Justiça Social e Paz, bastante interessante! Este projeto é apoiado por grandes empresas como a Petrobras, Rede Globo, o Projeto Viva Rio entre outros, o intuito é propiciar aos internautas a aproximação do que se caracteriza como comunidade/favela, visando à extinção do pré-conceito. O personagem principal do site é o Cambito morador de uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Dentro deste espaço de comunidade em várias abas são disponibilizadas atividades, como:
Brinquedos: Ao clicar no banner para acesso a este conteúdo as crianças aprendem como fazer brinquedos simples com materiais recicláveis e como brincar.
Saúde: Neste espaço há informações sobre gripe, rinite, diabetes, piolho, etc...
Jogos: O tópico oferece jogos com diferentes objetivos, vale citar a eco casa que trata sobre as ações de economia em casa e preservação dos recursos.
Há ainda: tirinhas, vídeos e espaços para deixar recados, bem interativo.
Para os educadores dos 4° e 5° anos e da EJA  é uma referência para iniciar discussões sobre diferenças sociais, preconceito, a necessidade de uma educação de qualidade entre outros de forma a desenvolver o senso crítico através de atividades menos densas.
Vale a pena conferir!
Até a próxima semana
Kátia C A Souza
ATP de informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário