quinta-feira, 14 de março de 2013

Pesquisando com os alunos


Olá!
  Essa semana minha dica é o site Escola Kids do Portal R7, que disponibiliza vários conteúdos a serem trabalhados nas diferentes séries. Este site contém artigos que englobam Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e  Jogos que podem ser utilizados como indicação de  fonte de pesquisa com os alunos de maneira on-line. A linguagem é de fácil entendimento. Um desses artigos:

  O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Apesar de ser o segundo corpo mais brilhante no céu, atrás somente do Sol, a Lua não possui brilho próprio, sendo iluminada pela luz solar.

  Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente.

 Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua tem duração de aproximadamente sete dias, influenciando nas marés e em alguns hábitos, como cortar o cabelo, pescar, entre outros.
  Lua cheia: considerada por muitos como a fase mais bela, a Lua cheia se dá quando o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra.

  Lua minguante: essa fase é marcada pela perda de luminosidade, na qual observamos apenas uma face iluminada, que forma uma letra C ao contrário.

  Lua nova: é marcada por pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol.

  Lua crescente: considerada a fase de transição da Lua nova para a Lua cheia, a Lua crescente é caracterizada por receber luminosidade em apenas uma face (no lado oposto da minguante).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids


       No caso do material apresentado acima, atividades como o acompanhamento de calendários com a observação de cada fase lunar, a complementação das informações sobre suas influências  através de atividades em grupos e leituras em diferentes portadores e situações : alternação das marés, crenças populares etc; experimentos de observação da projeção dos raios solares utilizando uma bola de isopor e uma lanterna que proporciona aos alunos a observação direta da mudança dos ciclos através da luz da lanterna que representa a projeção solar , representações lunares com diferentes materiais podem ser desenvolvidas de forma bem interessante.Veja essa ideia:
     Além disso, um vídeo complementar pode ser mostrado ás crianças menores, onde a explicação é a mesma do artigo acima:
Doki Descobre - Fases Lunares
Se quiser conhecer e opinar sobre o site segue o link:
Se você conheceu socialize sua opinião conosco em nosso BLOG.
Até a próxima semana!!
Kátia Cristina Alves de Souza
ATP de Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário