6º ENCONTRO
"Leio porque os livros cheiram, quase todos, muito
bem, como o doce às moscas, nos atrai a fragrância da cola e papel."
Luís Landero (1948)
OBJETIVOS:
·
Ouvir e apreciar e
comparar a leitura de texto literário;
·
Apresentar a
organização das salas de aulas;
·
Planejar orientação e
intervenção produtiva na construção do ambiente alfabetizador;
·
Retomar importantes
considerações no texto apresentado.
·
Reformular conceitos
estudados de formação pessoal.
ENCAMINHAMENTOS:

Durante a leitura procurar identificar elementos
de outra história conhecida.
2.
Apresentação dos
ambientes proporcionados pelos professores.
Retomando o trabalho pessoal solicitado para esta data, cada
coordenador apresenta as fotos que coletou das salas de aulas de sua escola e
fala sobre as mesmas.
3.
Discussão
em grupos:
A.
O que
faz que um ambiente seja alfabetizador?
B.
Como
podemos propor um ambiente alfabetizador para classes de educação infantil?
C.
Como
podemos propor um ambiente alfabetizador para classes de ensino jovens e
adultos?
D.
Como
pensar um ambiente alfabetizador que também contemple as demais áreas do
conhecimento?
Socialização das respostas discutidas.
4.
Retomada do texto:
Situações Habituais de Escrita na Alfabetização Inicial, de Mirta Castedo.
(PPt).
5.
Trabalho pessoal:
Estudar o Guia de Orientações e
Planejamento - Ler e Escrever, 5º ano – e destacar as propostas que objetivam a
produção de textos pelos alunos. Trazer as anotações para o encontro do dia 25
de março junto com o Guia.
Oficina
Pedagógica
oficinapedagogicamorato.blogspot.com.br
4488 7979

Nenhum comentário:
Postar um comentário