terça-feira, 26 de março de 2013

6º Encontro Formativo de Professores Coordenadores


 FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES (18/03/13)

6º ENCONTRO


                              "Leio porque os livros cheiram, quase todos, muito bem, como o doce às moscas, nos atrai a fragrância da cola e papel."

 Luís Landero (1948)

 

OBJETIVOS:

·         Ouvir e apreciar e comparar a leitura de texto literário;
·         Apresentar a organização das salas de aulas;
·         Planejar orientação e intervenção produtiva na construção do ambiente alfabetizador;
·         Retomar importantes considerações no texto apresentado.
·         Reformular conceitos estudados de formação pessoal.
 
ENCAMINHAMENTOS:

1.    Leitura de texto literário “Por que o mar tanto chora”, narrado por Neil Philip em VOLTA AO MUNDO EM 52 HISTÓRIAS.
Durante a leitura procurar identificar elementos de outra história conhecida.

2.    Apresentação dos ambientes proporcionados pelos professores.
Retomando o trabalho pessoal solicitado para esta data, cada coordenador apresenta as fotos que coletou das salas de aulas de sua escola e fala sobre as mesmas.

3.       Discussão em grupos:
A.      O que faz que um ambiente seja alfabetizador?
B.      Como podemos propor um ambiente alfabetizador para classes de educação infantil?
C.      Como podemos propor um ambiente alfabetizador para classes de ensino jovens e adultos?
D.      Como pensar um ambiente alfabetizador que também contemple as demais áreas do conhecimento?
Socialização das respostas discutidas.

4.       Retomada do texto: Situações Habituais de Escrita na Alfabetização Inicial, de Mirta Castedo. (PPt).

5.       Trabalho pessoal:
Estudar o Guia de Orientações e Planejamento - Ler e Escrever, 5º ano – e destacar as propostas que objetivam a produção de textos pelos alunos. Trazer as anotações para o encontro do dia 25 de março junto com o Guia.
 
Oficina Pedagógica
oficinapedagogicamorato.blogspot.com.br
4488 7979

Nenhum comentário:

Postar um comentário