terça-feira, 12 de março de 2013

Jogos e Matemática: brincar, explorar, aprender



 RESOLUÇÃO SEE N°1086, DE 16 DE ABRIL DE 2008
  Art.6° Ao final do ciclo da Alfabetização, na área da matemática, todos os alunos devem compreender e utilizar o sistema de numeração, dominar os fatos fundamentais da adição e subtração, realizar cálculos mentais com números pequenos, dominar conceitos básicos relativos a grandezas e medidas, espaço e forma e resolver operações matemática com autonomia.








O QUE ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?


                                                                                                                                                                    COMO TRABALHAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL?
         O ensino de Matemática costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área de conhecimento importante; de outro, insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita frequência em relação à sua aprendizagem.
       Por esse conflito entre quem ensina e quem aprende, a importância de validar, ou seja, fazer o aluno refletir sobre o que foi ensinado, em atividades coletivas e de auditórios, onde a devolutiva seja um ato habitual em sala de aula.
Algo que facilita a aprendizagem dos nossos educando são ferramentas de aprendizagem concretas.
Segundo Piaget, A criança só entende o que é juntar, juntando.
                                     Vivenciando isso no concreto, só entende o que é separar separando.

MATERIAIS CONCRETOS

JOGOS MATEMÁTICOS E BRINCADEIRAS

     A educação infantil é a etapa escolar que trabalha com crianças de 2 a 6 anos de idade. Nessa fase é importante que a criança seja estimulada a desenvolver suas habilidades intelectuais, mas ligadas ao desenvolvimento emocional e motor.
Para o desenvolvimento motor é importante que as crianças tenham acesso ao espaço aberto da escola, parques e seus brinquedos, pátios cobertos e amplos, onde possam correr, saltar, dançar, subir e descer.
       A amarelinha é uma das atividades mais importantes que compõem os planejamentos dessa fase, pois desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar em um pé só. Além desses, é uma excelente oportunidade para se trabalhar com regras, que deverão ser combinadas antes, com o grupo de participantes.
     Segundo uma reportagem da revista NOVA ESCOLA, dividir a turma em grupos e promover o uso de jogos nas aulas de Matemática pode ajudar bastante na aprendizagem das crianças. Ao jogar com os colegas, elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das outras crianças e argumentar sobre suas posições.
Jogos, Psicologia e Educação - Teorias e Pesquisas, Lino de Macedo (org.),
270 págs., Ed. Casa do Psicólogo.

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