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RESOLUÇÃO
SEE N°1086, DE 16 DE ABRIL DE 2008
Art.6° Ao
final do ciclo da Alfabetização, na área da matemática, todos os alunos devem compreender
e utilizar o sistema de numeração, dominar os fatos fundamentais da adição e
subtração, realizar cálculos mentais com números pequenos, dominar conceitos
básicos relativos a grandezas e medidas, espaço e forma e resolver operações
matemática com autonomia.
O QUE ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
COMO
TRABALHAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL?
O ensino de Matemática costuma
provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina como por
parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área de
conhecimento importante; de outro, insatisfação diante dos resultados negativos
obtidos com muita frequência em relação à sua aprendizagem.
Por esse conflito entre quem ensina e
quem aprende, a importância de validar, ou seja, fazer o aluno refletir sobre o
que foi ensinado, em atividades coletivas e de auditórios, onde a devolutiva
seja um ato habitual em sala de aula.
Algo
que facilita a aprendizagem dos nossos educando são ferramentas de aprendizagem
concretas.
Segundo Piaget, A criança só entende o que é
juntar, juntando.
Vivenciando
isso no concreto, só entende o que é separar separando.
MATERIAIS CONCRETOS
JOGOS MATEMÁTICOS E BRINCADEIRAS
A educação infantil é a
etapa escolar que trabalha com crianças de 2 a 6 anos de idade. Nessa fase é
importante que a criança seja estimulada a desenvolver suas habilidades
intelectuais, mas ligadas ao desenvolvimento emocional e motor.
Para o desenvolvimento motor é importante que as crianças
tenham acesso ao espaço aberto da escola, parques e seus brinquedos, pátios
cobertos e amplos, onde possam correr, saltar, dançar, subir e descer.
A amarelinha
é uma das atividades mais importantes que compõem os planejamentos dessa fase,
pois desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar
em um pé só. Além desses, é uma excelente oportunidade para se trabalhar com
regras, que deverão ser combinadas antes, com o grupo de participantes.
Segundo uma reportagem da revista NOVA ESCOLA,
dividir a turma em grupos e promover o uso de jogos nas aulas de Matemática
pode ajudar bastante na aprendizagem das crianças. Ao jogar com os colegas,
elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das outras crianças e
argumentar sobre suas posições.
Jogos,
Psicologia e Educação - Teorias e Pesquisas, Lino de Macedo (org.),
270
págs., Ed. Casa do Psicólogo.
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